GranIdéias


Começamos agora uma nova página no nosso GranBlog. Grande idéias pra vida e pra música. Nosso querido irmão Roani Rock Sento Sé trouxe o primeiro texto. A música é por essência anárquica.

Rock e Anarquia. Diferenças em igualdade


Muitas pessoas em décadas confundem a Anarquia com o Rock ‘and’ Roll, o que não representa um erro, até porque os ideais de um coincidem com o do outro.
O Rock ‘and’ Roll é definido como o canalizador das ideias contestatórias dos jovens, frente à insatisfação com o sistema cultural, educacional e político. Nele é utilizado o artificio da música e essa revolta é exposta nas letras das canções que para causar um impacto, são bem fortes essas canções possuem em algum ponto por parte da atuação dos membros responsável pelas melodias algo que causa atração ao ponto de arrepiar a espinha de muitos fãs, que por consequência prestam atenção na letra e param para pensar igual, seguir a ideia ou não.
Já a Anarquia é uma espécie de rebelião que não confronta o Estado diretamente, uma operação de guerrilha que libera uma área (de terra, de tempo, de imaginação) e se dissolve para se refazer em outro lugar e outro momento, antes que o Estado possa esmagá-la.
Sua preocupação mor é sempre ficar longe de qualquer vinculo com o sistema, essa ideologia agradou a geração de jovens do fim dos anos 70, os denominados Punks adotaram a Anarquia como vida, respiravam e gritavam essa ideologia e ganharam seus adeptos, justamente por conta de estar ocorrendo uma crise mundial e a geração considerada perdida arranjou uma razão para viver, o Punk nada mais é do que a união da música Rock com o idealismo da Anarquia, era um ataque a moralidade e por um bom tempo foi a dor de cabeça de muitos governos principalmente do britânico e americano, já que era comum serem feitos atos de vandalismo.
O punk foi bom enquanto esteve no auge, só que não da pra dizer que os Anarquistas eram fãs do Punk ou que todos os roqueiros o entendia, isso porque era uma forma agressiva de fazer as pessoas quererem os ideais que eles empregavam, eles queriam na marra que a sociedade prestasse atenção e virasse Punk, vai ver que por isso não durou o quanto poderia ter durado.
Mais está mais do que evidente que o Rock e a Anarquia formam um casamento bem sucedido e podem sim andar juntos pois priorizam a liberdade e todos querem a liberdade, o amor sempre foi tema de canções punks, sempre buscou afeto + acima de tudo o punk apesar dos pesares foi o principal link, melhor fonte de energia que não deixou a Anarquia acabar e revitalizou o Rock e uma geração.
É evidente que dará mais frutos essa união, vamos esperar, mais tomara que venha logo e que mais uma vez revolucione a mente das pessoas que atualmente estão muito acomodadas precisando de agitação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário